quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vai um Capuccino hoje?


Quem consegue resistir ao convite: vamos tomar um capuccino?

Esta prática que já se incorporou aos costumes brasileiros é muito antiga na Itália e como não poderia deixar de acontecer, aqui ganhou um toque especial.

O verdadeiro capuccino, uma bebida italiana, é feito com café espresso e leite vaporizado. Algumas receitas clássicas dessa bebida dão as corretas medidas dos ingredientes: um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma do leite.

Outras receitas acrescentam o legítimo chocolate polvilhado sobre a mistura original. E algumas outras, canela. Estes dois últimos ingredientes, segundo consta, são acréscimos introduzidos pelos brasileiros.

O termo capuccino surgiu no século XVI e sua origem está ligada aos frades da ordem Franciscana, fundada por São Francisco de Assis, que usam um capuz preso ao hábito.

Capuccino é um derivado de capuz (do latim cappa) e dizem que ele tem esse nome por causa da sua cor marrom, que lembra a do hábito dos frades também chamados de cappuccinos ou capuchinhos.

É muito comum se encontrar hoje máquinas de fazer capuccino e um dos segredos para que a bebida saia perfeita é a textura e a temperatura do leite.

Alguns baristas fazem desenhos sobre o capuccino e isso é conhecido como latte art.

Nenhum comentário:

Postar um comentário