quinta-feira, 4 de março de 2010

História do Sanduíche



O Sanduíche teria nascido em 1762, diante de uma mesa de jogos, em Londres. Lord Sandwich era viciado em Whist, jogo de cartas muito popular na Inglaterra, entre os séculos 18 e 19. Jogador obstinado, prometeu a si mesmo que só iria para casa após recuperar um prejuízo de 50 libras, uma fortuna para a época.
Mas a fome bateu e ele pediu alguma coisa para comer, o mordomo trouxe alguns alimentos em uma bandeja, Lord Sandwich ordenou-lhe que abrisse o pão ao meio e o recheasse com algumas rodelas de rosbife frio, assim poderia se alimentar sem ter que tirar os olhos das cartas. Os demais jogadores passaram a imitá-lo.
O sanduíche ganhou uma infinidade de receitas e se popularizou internacionalmente. Cada país tem a sua receita especial.
Nos Estados Unidos as bases de receitas que se tornariam símbolo da cultura norte americana foram introduzidas pelos imigrantes europeus, em meados do século 19. Os sanduíches mais famosos são:
EUA: cachorro quente e hamburguer
Inglaterra: Clube sanduíche, três fatias de pão entremeadas de bacon, maionese, alface, peito de peru, presunto e tomate
Itália: Panino, feito com pão comum. Tramezzino elaborado com pão de forma, ambos são fechados.
Espanha: Bocadillo é o sanduíche convencional. O Emparedado é feito com pão de forma. O Montado é aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário