sábado, 22 de maio de 2010

Receitas afetivas I


Minha família é muito ligada à comida, trago em minha memória momentos importantes passados à beira do fogão e em torno da mesa. São inúmeras as histórias relacionadas à cozinha. Quantas boas lembranças...
Relembrar esses momentos tão especiais é viver um resgate de nossa própria história, da qual nós nunca devemos nos perder!
Eu sou daquelas que adora uma receita antiga, daquelas que nos trazem lembranças e sentimentos.
Hoje começo a postar as minhas receitas afetivas: o Bolo Toalha Felpuda, receita que nos foi dada por uma vizinha lá em Jaú e minha mãe e eu já fizemos inúmeras vezes! E o Bolo de fubá cremoso que eu sempre fazia para agradar meu pai.
Tenho certeza de que você também tem suas receitas e suas histórias em família.
Que tal relembrá-las e compartilha-las !?
Envie sua receita de família juntamente com uma história, dizendo por que ela se tornou uma receita afetiva para você, para: juliana-cestari@uol.com.br
Um abraço,
Juliana Cestari


Bolo Toalha Felpuda

Ingredientes, massa:

6 ovos, claras batidas em neve
4 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo
4 xícaras de chá de açúcar
250 g de manteiga sem sal
1 vidrinho de leite de coco (200 ml)
200 ml de leite integral
2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bater na batedeira a manteiga com o açúcar e as gemas até ficar um creme esbranquiçado e espumoso.
Com a batedeira ligada, junte a farinha de trigo peneirada com o fermento, alternando com o leite e o leite de coco.
Misture delicadamente as claras em neve com a massa.
Despeje em uma forma retangular grande, untada e enfarinhada.
Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, até dourar.

Ingredientes, cobertura:
1 pacote de coco seco ralado (100 g)
½ xícara de chá de leite integral
1 lata de leite condensado

Modo de preparo:
Misture o coco ralado com o leite para hidratar.
Retire o bolo do forno, fure com um garfo e ainda quente na própria forma cubra-o com o leite condensado e o coco ralado umedecido.



Bolo de fubá cremoso

Ingredientes:

4 ovos inteiros
4 colheres de sopa de queijo parmesão ou meia cura ralado
4 xícaras de chá de leite integral
½ xícara de chá de amido de milho
1 xícara de chá de fubá
2 e ½ xícaras de chá de açúcar
100 g de coco seco ralado
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de semente de erva doce

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes, exceto as sementes de erva doce em um liquidificador e bater até ficar homogêneo. Acrescente a erva doce e despeje em uma forma retangular pequena untada e enfarinhada. Ou ainda pode-se usar mini forminhas para fazer bolos individuais.
Asse em forno médio (180°C), preaquecido por cerca de 50 minutos ou até que esteja assado.
Retire do forno e ainda quente polvilhe acúcar e canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário