sexta-feira, 25 de junho de 2010

Viola







Essa coisinha fofa e linda nas fotos é a Viola, nossa cão de crista chinês!
Conhece essa raça? O cão de crista chinês ou Chinese crested, como também é conhecido, é parte de uma família de cães pelados. Não existe um consenso de qual seria a origem verdadeira dos cães pelados, mas com certeza trata-se de uma família de cães muito antiga da qual existem representações gráficas datando de milhares de anos.
A raça se espalhou pelo mundo dentro de navios chineses, nos quais caçava ratos. A raça chegou a Europa por volta do século XIX, a bordo de navios chineses, e atraíu muita atençao graças ao seu visual exótico.
Embora seja menos conhecida, existe uma variedade do chinese crested que possui pelos abundantes em todo o corpo, esta variedade é chamada de “powderpuff” que em inglês significa, aquelas almofadas ou esponjas utilizadas pelas mulhers para aplicar maquilagem na face, devido ao uso comum de pó de arroz como cosmético antigamente esta variedade ganhou a designação em português de “esponja de pó de arroz”.
A variedade mais conhecida é chamada de “hairless” que em inglês significa sem pêlos, mas mesmo esta variedade apresenta pêlos em determinadas áreas do corpo como a cabeça ( chamado de crista), patas (chamadas de meias) e cauda (chamada de pluma). Por seu aspecto pouco usual, os cães “hairless”, são os mais populares, mas os “powderpuff” são igualmente importantes para a raça pois as duas variedades devem ser acasaladas entre si para manter a saúde genética dos cães.
Os cães de crista chineses da variedade hairless possuem uma pele grossa e resistente, que cicatriza rapidamente. Além disto, esta variedade possui glândulas sudoríferas no corpo o que permite que suem para aliviar o calor ao invés de ofegar como os outros cães.
A raça é moderadamente ativa e bastante alegre, muito carinhosa e sensível sendo um cão de companhia por excelência. Apesar de suas qualidades como companheiro, o relacionamento desta raça com crianças pequenas deve ser supervisionado já que, por se tratar de uma raça de pequeno porte, brincadeiras infantis podem vir a machucá-la.
O cão de crista chinês é uma raça para o interior das residências, ele aprecia o contato próximo com a família, teme a solidão e é sensível ao frio e à insolação (especialmente os hairless). Esta raça é desconfiada com estranhos e pode latir para dar o alarme. É um cão de vontade forte, considerado teimoso a sua educação deve começar cedo, e exigirá paciência do seu dono.
É um bom cão de apartamentos, que precisa de passeios regulares. A variedade powderuff deve ser escovada regularmente. Como toda raça de cão de pequeno porte, deve-se escovar os dentes regularmente para evitar a formação de tártaro. Cães desta raça podem estar sujeitos a apresentar atrofia progressiva da retina, mas este é um problema genético que pode e deve ser evitado com a boa escolha do filhote e dos pais da ninhada.

Fonte: www.seucachorro.com

Onde comprar um cão de crista chinês:
Canil Baktaran, Brasília- DF
Fones:(61) 8486-9747/(61) 8198-7979
www.canilbaktaran.com







Fotos by Wal Cestari

4 comentários:

  1. Oi Júuuuu,
    Que fotos lindinhas, como esta a Viola, melhorou...?
    Um grande beijo
    Taty

    ResponderExcluir
  2. Viola é muito fotogênica e adora fazer uma pose!!
    Ela já está melhor, pulando novamente feito um canguru!!
    Você tem que conhecê-la!
    bjssssssss

    ResponderExcluir
  3. E se come frito ou assado?
    brincadeira, brincadeira ehehehe
    muito bonita sua "cã"
    leve-a para a faculdade
    bjão

    ResponderExcluir
  4. Essa Violinha é uma super modelo canina. É uma graça, faz poses e é fotogênica. Salve minha netinha Violinha.

    ResponderExcluir