terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nhoque da mama



O truque de um bom nhoque é utilizar a menor quantidade de farinha de trigo possível para que eles fiquem macios e leves, conferindo assim melhor textura e sabor.
A batata ideal para se fazer o nhoque é aquela de polpa mais seca, conhecida como Asterix. Mas se você não encontrar esse tipo, vale usar a batata tradicional e não cozinhá-la demais para evitar que absorvam muita água.
Outro truque é levá-las ao forno por alguns instantes para que percam um pouco da umidade.

Ingredientes:
Massa:

1 kg de batatas
100 a 150 g de farinha de trigo
1 ovo
Sal
Pimenta-do-reino
Noz moscada

Molho:
500 g de patinho moído
1 cebola picadinha
3 dentes de alho em lâminas
3 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
1 colher de sobremesa cheia de açúcar
1 cálice de wisky
2 latas de molho de tomate
2 latas de água
50 g de azeitonas verdes picadas
100 g de lingüiça calabresa em cubinhos frita
Folhas de manjericão fresco
Orégano
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Massa:

Cozinhar as batatas com casca em bastante água salgada. Não deixe que cozinhe demais, senão ela absorve muita água. Retire a casca e passe-as pelo espremedor. Espere o purê esfriar e misture o ovo e a farinha peneirada aos poucos. Se precisar use mais farinha, até que desgrude das mãos. Porém não se deve sovar por muito tempo a mistura para não liberar o amido da batata.
Divida a massa em porções e role-as por uma mesa enfarinhada, formando bastões longos de espessura de um dedo. Corte em pedaços de 2 a 3 cm. Role cada pedaço na mesa enfarinhada.
É sempre importante salpicar um pouco de farinha nos nhoques para evitar que grudem. Cozinhe-os em bastante água fervente salgada, um pouco de cada vez. Estarão cozidos quando subirem à tona. Nesse momento, retire-os com um escumadeira. Coloque-os em uma travesa untada com um pouco de óleo. Reserve.

Molho:
Em uma panela frite a carne moída com o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando estiver quase pronta, coloque a cebola o alho e a folha de louro. Refogue até a cebola ficar transparente. Adicione o açúcar e mexa para dar uma fritada rápida. Retire a panela do fogo e acrescente o wisky (cuidado ao usar bebidas alcoólicas próximas ao fogo!), volte para o fogo e deixe evaporar.
Coloque o molho de tomate e a água. Cozinhe até ferver e acrescente as azeitonas e a calabresa. Tempere com o manjericão fresco, o orégano, as e pimenta-do reino.
Sirva por cima do nhoque acompanhado de queijo parmesão, e um bom pedaço de pão para não desperdiçar o molho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário