sábado, 4 de setembro de 2010

Papel Manteiga para embrulhar segredos



Outro livro que adoro é o "Papel manteiga para embrulhar segredos" de Cristiane Lisboa, ele foi lançado na primavera de 2006 pela editora Memória Visual.
O livro é uma delícia de ler e já presenteei algumas pessoas queridas com ele.
A escritora Cristiane Lisbôa conta a história de Antônia, uma moça que foge de casa para estudar gastronomia na casa (e também restaurante) da renomada e excêntrica chef, Senhorita Virgínia.
Antônia acaba descobrindo que gosta mesmo é de comida, fogo e aromas. Exatamente nesta ordem. O romance é contado através de cartas que a protagonista, Antônia, envia para sua bisavó.Não há datas, não se sabe exatamente onde ela está e as receitas são contrabandeadas através destas cartas.
O livro conta com 65 receitas assinadas pela gastrônoma Tatiana Damberg. No cardápio estão delícias da culinária internacional e vão desde uma simples sobremesa passando por acompanhamentos, até sofisticados pratos principais.
Uma das receitas é essa aí de baixo. Aproveite e faça!



Sonhos
Ingredientes:

1/2 kg de farinha de trigo
2 ovos e 1 gema
50 g de açúcar
50 g de manteiga
25 g de fermento fresco
200 ml de leite
suco de 1/2 limão
uma pitada de sal

Modo de preparo:

Misture 50 g de farinha com o fermento e 1/4 do leite, morno. Deixe esta mistura descansar por 15 minutos. Depois disso, misture os outros ingredientes e bata por 13 minutos noa batedeira.
Cubra a massa e deixe descansar 20 minutinhos.
Faça bolinhas com a ajuda de uma colher e coloque sobre uma superfície untada. Deixe descansar até dobrar de tamanho e depois frite em óleo quente.
Recheie com o crème pâtissière e polvilhe açúcar de confeiteiro, misturado com canela e um pingo de cravo em pó.

Recheio - Crème Pâtissière
500 ml de leite
125 g de çúcar
2 ovos
75 g de farinha
50 g de manteiga
1 cálice de vinho do Porto

Modo de preparo:
Ferva o leite com metade do açúcar e toda a manteiga. Em uma tigela sepadara, bata os ovos, a farinha e a outra metade do açúcar. Coloque um pouquinho do leite fervido na mistura e mexa, coloque mais um pouquinho e depois despeje a mistura na panela do leite (isso se chama temperar a mistura, e evita que os ovos coagulem rápido demais).
Cozinhe mexendo sempre até atingir o ponto desejado e acrescente o vinho do Porto. Cubra o creme com filme plástico - grude o filme diretamente no creme - para que não crie crosta. E espere esfriar antes de usar.

Lembrança da Virgínia
Você pode rechear os sonhos com doce de leite. Basta ferver 2 litros de leite com 1 quilo de açúcar e uma pitada de bicarbonato de sódio e mexer até escurecer.
Fogo baixo, por favor. E se quiser asse os sonhos, ao invés de fritar.

Autor: LISBOA, CRISTIANE
Editora: MEMORIA VISUAL

Blog da Tatiana Damberg: www.mixirica.uol.com.br
Sou fã desse blog, visitem!
e.mail: td@mixirica.com.br

Um comentário:

  1. Ju, só uma palavra para definir o livro: Mágico.
    Valeu a dica; é realmente uma delícia de ler.
    bjs

    ResponderExcluir